Acessibilidade / Reportar erro

Nacionalismo e regionalismo em dois inquéritos sobre o ensino superior brasileiro nos anos 1920 * * Este artigo apresenta resultados dos projetos de pesquisa “História e memórias das elites das escolas superiores de São Paulo” (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP) e “As elites republicanas de São Paulo: formação, imaginário e projetos educativos” (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq).

Nationalism and regionalism in two inquiries about Brazilian higher education in the 1920s

RESUMO

O artigo aborda dois inquéritos lançados nos anos 1920, organizados pelo jornal O Estado de S. Paulo (OESP), em 1926, e pela Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1929, que tratam do ensino superior brasileiro. Em ambos, os respondentes refletiram sobre a possibilidade de criação de universidades no Brasil, suas finalidades e as formas que deveriam tomar. Partindo da hipótese de que os usos das noções de “elite” indiciam os significados políticos associados à formação de centros de alta cultura, investigou-se a que correntes de pensamento político se atam aos diagnósticos e às proposições formulados nos respectivos inquéritos. Concluiu-se que o inquérito da Associação Brasileira de Educação foi orientado pelo pensamento nacionalista de Alberto Torres e vislumbrou a criação de uma universidade nacional, enquanto o inquérito de 1926, na parte dedicada ao ensino secundário e superior, baseou-se no regionalismo de Júlio de Mesquita Filho, projetando a fundação de uma universidade paulista.

Palavras-chave:
Inquérito educacional; Educação superior; Pensamento político; Alberto Torres; Júlio de Mesquita Filho.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br