Acessibilidade / Reportar erro

O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal* * A preparação deste trabalho foi possível graças a financiamentos de pesquisa concedidos à primeira autora pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Somos gratas às crianças e suas escolas pela sua colaboração e aos membros do Laboratório de Estudos e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD) (antigo Laboratório de Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem), do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, pela sua ajuda em várias fases deste projeto.

The role of word reading fluency in the development of reading comprehension: A longitudinal study

RESUMO

Segundo a "Visão Simples da Leitura" (VSL), a compreensão da leitura é o produto de duas habilidades distintas: a decodificação, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia, e a compreensão linguística. O presente estudo avalia o papel da fluência, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia e rapidez, no modelo da VSL. Em particular, o estudo examinou se a fluência contribui para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, independentemente da habilidade de decodificação e da compreensão linguística. O estudo foi longitudinal e contou com a participação de 65 crianças brasileiras matriculadas em escolas da rede particular do ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A decodificação e a fluência foram avaliadas quando as crianças estavam no final do 1o ano do ensino fundamental; a compreensão da leitura foi avaliada um ano mais tarde, no final do 2o ano. A compreensão linguística foi estimada a partir do desempenho das crianças em uma prova de vocabulário administrada em duas ocasiões diferentes ao longo do estudo. Os resultados sugerem que variações na fluência de leitura contribuem para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, mesmo após o controle do efeito de variações na habilidade linguística e no desempenho em decodificação. As implicações desses resultados para nossa compreensão do papel da fluência no desenvolvimento da leitura são discutidas.

Palavras-chave:
compreensão da leitura; acurácia; fluência; vocabulário; português brasileiro

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br