Acessibilidade / Reportar erro

Qual a relação entre a cultura e o patrimônio? Uma parceria cultural no contexto museal com o meio escolar de aprendizagem de francês1 1 Versão em português de Cláudio de Sá Machado Júnior (Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Brasil) para o original "Quel rapport à la culture et au patrimoine? Un partenariat culturel en contexte muséal avec le milieu scolaire en francisation", publicada originalmente na revista Les Sciences de l'Education - Pour l'Ére Nouvelle, v. 43, p. 19-48, 2010/4, Université de Caen (France), (CERSE) - ISBN: 9782918337065. Disponível em: <www.cairn.info/revue-les-sciences-de-l-education-pour-l-ere-nouvelle-2010-4-page-19.htm>. Com autorização das autoras e dos editores da revista francesa em 21 out. 2015, "à condition que les références de la publication originale soient clairement mentionnées".

Quel rapport à la culture et au patrimoine? Un partenariat culturel en contexte muséal avec le milieu scolaire en francisation

What are the relationships between culture and heritage? A cultural partnership between museums and schools in French classes

Resumo

Este artigo apresenta a análise de um programa educativo museal concebido e realizado pelo Centre d'histoire de Montréal e pelo Musée de la Personne, direcionado a jovens e adolescentes imigrantes, oriundos de diferentes comunidades culturais e matriculados em classes de aprendizagem de francês. O processo de avaliação se inscreve numa lógica de compartilhamento, estabelecendo-se uma colaboração entre universidade, instituições museais e meio escolar. O trabalho se desenvolve no laboratório de história e patrimônio de Montreal, com vistas à troca de experiências e conhecimentos por parte de atores sociais, tanto do mundo universitário quanto por parceiros culturais. Especificamente, a análise focou na relação entre cultura e patrimônio perceptível no programa, assim como nas modalidades de recepção e apropriação destes conteúdos pelos alunos das escolas participantes.

Palavras-chave:
parceria educativa e cultural; programa educativo museal; avaliação; relação entre cultura a patrimônio; adolescentes imigrantes em aulas de aprendizagem de francês

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br