Acessibilidade / Reportar erro

Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas

Teaching practice: considerations about pedagogical activities planning

Este artigo analisa um dos aspectos da prática docente que é o planejamento de atividades pedagógicas. Mais especificamente, trata de verificar como um grupo de professoras do ensino fundamental, das redes pública e privada, planeja as atividades de leitura que desenvolve em sala de aula. Busca-se estabelecer a relação entre o "individual" e o "coletivo" na elaboração de tal atividade, que está diretamente relacionada à construção e a implantação do currículo. A análise permitiu agrupar as práticas em três categorias de professoras: as que planejam de forma individual, sem qualquer apoio, outras que são independentes, por opção e, finalmente, as que planejam de forma coletiva, compartilhando com outros professores ou com a equipe técnica da instituição escolar.

planejamento; prática docente; construção do currículo; ensino fundamental; professores


Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br