Acessibilidade / Reportar erro

Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança

Dilemmas and challenges of the teacher's function in the contemporary society: the meanings of the change

A abordagem propõe a constatação das exigências de mudança na atualidade, decorrentes do quadro complexo em que se dá a educação escolar hoje para pensar os rumos da atuação/formação do professor. Procurou-se analisar as questões presentes nas tensões vividas pelos docentes no processo pedagógico (curricular), analisando os reflexos do pensamento moderno e pós-moderno na trajetória docente. Em função dessa proposta, são apresentados resultados da investigação desenvolvida com alunos(as) da disciplina de Currículos e Programas do Curso de Pedagogia e posteriormente aprofundada em Projeto de Pesquisa (Prolicen-UFPR) no ano de 2001. Os pesquisadores investigaram professores de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana. Buscou-se a leitura de significados, necessidades e opções presentes na condução e moldagem das práticas docentes na atualidade, considerando o conceito de habitus de BOURDIEU e as possibilidades de análise abertas por SACRISTÁN, GIROUX e GRAMSCI. Procurou-se desenredar a função docente da profusão de exigências que lhe são postas hoje, numa contribuição ao redirecionamento das propostas prescritivas de mudança e, sobretudo, de formação do professor.

função docente; sentido da mudança; modernidade; pós-modernidade


Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br