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A formação do professor da Educação Básica entre políticas públicas e pesquisas educacionais: uma experiência no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais

The development of teacher formation in elementary education between public policy and educational research: an experience in the Valley of Jequitinhonha in Minas Gerais

La formación del profesor de escuela Primaria entre políticas públicas e investigaciones educacionales: una experiencia en el valle de Jequitinhonha en Minas Gerais - Brasil

O estudo apresenta reflexões acerca da natureza do ofício de professor, reafirmando o valor da pesquisa educacional como elemento de ligação entre a formação inicial do futuro docente e o exercício profissional do professor da ativa. O texto destaca a importância de que os projetos de pós-graduação em educação sejam desenvolvidos a partir do diálogo com os cursos de formação de professores e com a realidade das escolas brasileiras de Educação Básica. Além disso, o trabalho reafirma o papel indutor das políticas educacionais no sentido de aproximar a Universidade da Escola de Educação Básica como meta fundamental para a ação pública em todas as instâncias do sistema educacional brasileiro. O projeto Prodocência da UFVJM, que busca consolidar os cursos de licenciatura a partir dessa aproximação e desse diálogo, é apresentado como exemplo desse papel indutor das políticas públicas educacionais.

Educação Básica; Políticas Educacionais; Pós-graduação em Educação; Prodocência da UFVJM


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