Acessibilidade / Reportar erro

Uma nova maneira de avaliar as competências escritoras na redação do ENEM

Un nuevo modo de evaluar las competencias escritoras en la redacción del ENEM

A new way to evaluate the writing skills in ENEM's compositions

O artigo apresenta um estudo realizado com a correção da redação do ENEM 2008 adotando-se uma nova forma de avaliar o domínio das competências escritoras do exame. Cada competência e seus critérios de correção foram tratados como 5 itens polítomos com ordenação de resposta de 1 a 7 . Essa metodologia possibilita que se obtenha para cada competência/item polítomo as estatísticas clássicas, percentuais de resposta por categoria, coeficientes ponto-polisseriais e ponto-bisseriais por categoria de resposta. Permite também o uso da Teoria da Resposta ao Item-Tri para obter-se uma escala de proficiências de Redação no ENEM. A adoção de metodologia de interpretação de escalas permite descrever as competências e habilidades dominadas pelos candidatos nos diferentes níveis da escala, possibilitando definir os pontos nos quais as categorias de resposta das competências são dominadas. O uso dessa metodologia pode aperfeiçoar a apresentação dos resultados do ENEM e ser útil para maior aprofundamento dos resultados da redação. Com esse trabalho os autores pretendem introduzir uma discussão do uso da TRI na correção da redação do ENEM.

ENEM; Correção de redação e avaliação de competências escritoras; Teoria da Resposta ao Item e interpretação de escala


Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br