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Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das Diretrizes Curriculares para a Formação Docente

Multiculturalismo, pesquisa y formación de profesores: el caso de las directrices curriculares para la formación docente

Multiculturalism, research and teacher training: the case of teacher education

O presente artigo discute possibilidades de articulação de uma perspectiva multicultural ao componente de pesquisa na formação docente, analisando implicações de tal articulação e discutindo a extensão em que está presente no discurso das Diretrizes Curriculares de Formação de Professores (BRASIL, 2000b). Em um primeiro momento, discute o multiculturalismo e a pesquisa, como componentes da formação de professores, levantando tensões e possibilidades em sua articulação; em seguida, relata o contexto em que emergem as recentes políticas educacionais e analisa ênfases e silêncios das diretrizes curriculares nacionais de formação de professores, com relação ao papel da pesquisa e do multiculturalismo em suas formulações. Conclui, indicando a necessidade de se concretizar estratégias multiculturais na formação docente que permitam superar binômios tais como o que separa pesquisa acadêmica de pesquisa prática nessa formação.

Multiculturalismo; Pesquisa; Formação de professores; Diretrizes curriculares de formação de professores


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