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O PDI como referente para avaliação de instituições de educação superior: lições de uma experiência

El plan de desarrollo institucional como referente para evaluación de instituciones de educación superior: lecciones de una experiencia

The plan of institutional development as reference to assess higher education institutions: lessons from experience

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído em abril de 2004, colocou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como um de seus principais eixos de referência. Neste trabalho será descrita e analisada a experiência de organização do PDI em uma universidade consolidada do Rio de Janeiro, em 2002, com o objetivo de demonstrar que, à medida em que este plano é resultado de uma construção coletiva, impõe-se, naturalmente como fio condutor para qualquer avaliação, interna ou externa. Inicialmente, é feita uma análise da concepção governamental do PDI naquele momento para, em seguida, descrever a experiência realizada. Finalmente são levantadas questões e alternativas de ação como, por exemplo, a necessidade de inserir a avaliação de cada PDI, no bojo do projeto de avaliação interna do SINAES, não só em relação às metas nele propostas mas, também, em relação ao seu próprio processo de construção e implementação.

Educação superior; Avaliação institucional; Plano de desenvolvimento institucional; Políticas institucionais; Planejamento; SINAES; PDI; Universidade


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