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As noções de experiência e vivência no currículo cultural de Educação Física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas1 1 Editor responsável: Alexandre Filordi de Carvalho. https://orcid.org/0000-0003-4510-9440 2 2 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Processo nº 2016/11237-0. 3 3 Normalização, preparação e revisão textual: Douglas Mattos - revisao@tikinet.com.br

The notion of experience in the cultural curriculum of Physical Education: Nietzschean and Foucaultian resonances4 4 Os termos “vivência” e “experiência” têm a mesma referência em inglês. Optamos por grafar apenas o termo “experiência” no título e resumo traduzidos.

Resumo

Influenciado pelas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural da Educação Física emerge como possibilidade de enfrentamento das condições sociais que insistem em homogeneizar sujeitos, colonizar desejos e regular as formas de viver. Neste artigo, situamos a apropriação das noções conceituais de experiência e vivência na pedagogia moderna e as implicações de suas ressonâncias nietzschianas e foucaultianas para a pedagogia cultural da Educação Física. Tencionamos torná-la um espaço de resistência às imposições castradoras da vida, a fim de potencializar possibilidades transgressoras dos limites normativos estabelecidos.

Palavras-chave
educação física; currículo; experiência; vivência; educação

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