Acessibilidade / Reportar erro

O Programa Elos para prevenção do abuso de drogas: repercussões no cotidiano escolar 1 1 Editor responsável: Carmen Lúcia Soares - carmenls@unicamp.br. https://orcid.org/0000-0002-4347-1924 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Luan Maitan – revisao@tikinet.com.br

El Programa Elos para la prevención del abuso de drogas: repercusiones en la vida diaria de la escuela

Resumo

Discutem-se repercussões da implementação do Programa Elos de prevenção ao uso abusivo de drogas (Ministério da Saúde, 2013-2017) quanto à alteração de relações de assujeitamento, isolamento e desrespeito presentes no cotidiano escolar. Acompanhou-se em três escolas da região metropolitana de São Paulo a implementação do programa que é uma parceria entre professores e profissionais da saúde na realização de um jogo entre equipes de alunos. Foram realizados cinco grupos focais e nove entrevistas individuais com professores, profissionais de saúde, coordenadores pedagógicos e gestores de escola; e 20 grupos com oito a dez alunos de seis a oito anos de idade por grupo. A análise qualitativa deu visibilidade a mudanças nas relações institucionais intensificadas por práticas de grupalidade, repactuação permanente e por processos de implicação de si – de professores e de alunos – instaurados pela prática do jogo, com efeitos sobre a ampliação da potência para aprender.

Palavras-chave
jogo; grupo; relações; prevenção; saúde

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br