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Ato infracional, escola e papéis profissionais: tramas complexas em relações frágeis 1 1 Editor responsável: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery, hsampaio@unicamp.br, https://orcid.org/0000-0002-1759-4875 2 2 Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 3 3 Normalização, preparação e revisão textual: Mônica Silva (Tikinet) – revisao@tikinet.com.br

Offenses, school and professionals roles: complex plots in fragile relations

Resumo

Apresenta-se um estudo realizado com três adolescentes para os quais o ato infracional foi desdobramento de atos indisciplinares ocorridos no interior de uma escola pública. Articulando ação profissional e de pesquisa, foram feitos acompanhamentos singulares e territoriais, com base na terapia ocupacional social, na etnografia e na história oral. A análise das histórias de vida desses jovens e do conflito vivido por eles, que levou ao cumprimento de medida socioeducativa, nos demonstra a necessidade de a escola ter maior gerência sobre seus conflitos internos. Sugere-se que a escola possa buscar apoio em serviços socioassistenciais que compõem a política nacional da assistência social, delineando-se também possíveis contribuições dos terapeutas ocupacionais no diálogo entre os setores da assistência social e da educação.

Palavras-chave
adolescente em conflito com a lei; escola; juventudes; terapia ocupacional

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