Acessibilidade / Reportar erro

Iniciação científica no ensino médio: refletir para construir o futuro1 1 Editor responsável: Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Ciências Aplicadas (campus Limeira), Rua Pedro Zaccaria, 1300, Limeira, SP, Brasil. 13484350 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Luan Maitan – revisao@tikinet.com.br 3 3 Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

La iniciación científica en la escuela secundaria: reflexionar para construir el futuro

Resumo

Este artigo relata uma experiência no Programa Pibic-EM na Unicamp que teve como objetivo formar jovens multiplicadores das políticas públicas de saúde em escolas do município de Limeira. Utilizou-se como base metodológica algumas características da pesquisa-ação. Partiu-se do pressuposto de que os adolescentes são alvo de ações, mas que geralmente não participam ativamente das discussões que dizem respeito à sua condição de adolescentes. Buscou-se refletir e construir junto com esses jovens uma forma diferenciada de pensar e agir como cidadãos, na medida em que se trabalhou nos moldes da pesquisa internalizada, entendida aqui como atitude cotidiana a ser desenvolvida de diversas maneiras. A natureza do projeto permitiu auxiliar na construção de um pensamento crítico, na própria estruturação da identidade desses jovens, na instrumentalização para a identificação de problemas e na atuação em suas comunidades de origem. Os adolescentes mostraram-se motivados para pensar, refletir, discutir e construir estratégias de solução e sair de seu papel de vítimas para o papel de atores e autores do processo.

Palavras-chave
políticas públicas; formação; adolescentes; pesquisa-ação; Pibic-EM

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br