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Rodas de conversa e pesquisa: reflexões de uma abordagem etnográfica1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)– Código de Financiamento 001. 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Douglas Mattos (Tikinet) – revisao@tikinet.com.br

Talking circles and research: reflections of an ethnographic approach

Resumo

O artigo discute a produção de rodas de conversa como técnica em pesquisa qualitativa na área de educação, problematizando-a desde incursões de inspiração etnográfica em contextos de periferia urbana. Para efeito da argumentação proposta, toma-se a interlocução construída com moradoras idosas de um bairro de Porto Alegre/RS, entre os anos de 2014 e 2016, mediante a realização de encontros em seus locais de residência. Consideraram-se as contribuições de Georg Simmel e Michel de Certeau para reflexões sobre a produção da “conversa sociável” e acerca das “artes de dizer” populares, respectivamente, propondo uma interpretação da dinâmica da conversação e da forma da narração. Neste sentido, no percurso metodológico narrado, destaca-se a defluência cultural da “conversa” e, para o caso em análise, aventa-se a associação da dinâmica das rodas coproduzidas à atuação daquelas mulheres no âmbito comunitário e consonante a uma estética relacional em prol dos laços de reciprocidade em seu cotidiano.

Palavras-chave
rodas de conversa; narrativas; sociabilidades; cotidiano

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