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O demônio de Béla Tarr: entre cinema, literatura e educação 1 1 Normalização, preparação e revisão textual: Mônica Silva (Tikinet) – monica@tikinet.com.br 2 2 Esta pesquisa foi realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sobprocesso nº 2014/03049-3, instituição à qual agradecemos.

Resumo

Na presente investigação, buscamos discutir a experiência de pensamento a partir de uma perspectiva filosófica orientada pelos escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Intentamos problematizar modos representacionais de pensamento constitutivos da atualidade, a fim de perscrutar seus desdobramentos filosóficos no campo da educação. Para tal, analisamos filosoficamente uma experiência de pensamento talhada a partir do encontro entre cinema e literatura. De forma mais circunscrita, elegemos o trabalho do cineasta Béla Tarr como ocasião profícua de articulação entre certo modo de construção da obra cinematográfica em condição de encontro com a obra literária, explorando as singularidades dessa criação para configurar aquilo que denominamos aqui como um procedimento tarriano. Assim, o artigo conclui que o encontro com a sensibilidade das imagens tarrianas nos incita a tocar a sensibilidade do próprio pensamento, esse lugar no qual a educação pode forjar suas potências.

Palavras-chave:
Béla Tarr; cinema; Deleuze-Guattari; literatura; pensamento

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