Acessibilidade / Reportar erro

Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física 1 1 Normalização, preparação e revisão textual: Mônica Silva (Tikinet) – revisões@tikinet.com

Theming and questioning: Paulo Freire’s assumptions in cultural curriculum of physical education

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as influências do pensamento de Paulo Freire no currículo cultural da educação física, especialmente no que se refere à tematização e à problematização da ocorrência social das práticas corporais na escola. Verificou-se que o legado freiriano representa uma mudança paradigmática no que concerne aos temas de ensino a serem tratados nas aulas de educação física. Além disso, a partir dos efeitos político e pedagógico de uma educação dialógicoproblematizadora, o currículo cultural da educação física pode contribuir para a desconstrução das representações hegemônicas que, em grande parte, operam a discriminação social com relação às práticas corporais e seus sujeitos.

Palavras-chave
educação física; tematização; problematização; currículo

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br