Acessibilidade / Reportar erro

Ontoepistemologia Ambiental: vestígios e deslocamentos no campo dos fundamentos da educação ambiental 1 1 A pesquisa contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mediante bolsa de Produtividade em Educação (Nível 2) do professor Vilmar Alves Pereira. ,2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Mônica Silva (Tikinet) – revisão@tikinet.com.br.

Environmental onto-epistemology: vestiges and displacements in the field of fundamentals of environmental education

Resumo

O estudo apresenta ao campo dos fundamentos da educação ambiental algunsprincípios para sustentar a necessidade de reconhecimento de epistemologiasontológicas que contemplem leituras em educação ambiental centradas em nossotempo. Desse modo, procura demonstrar como a racionalidade ocidental, buscandofirmar-se, cindiu o ser no bojo de suas epistemologias através de dualismos.Posteriormente apresentam-se os vestígios atuais de um deslocamento da ciênciapositiva para um modo de pensar a ciência que reconhece a dimensão ontológicado ser, considerando a temporalidade histórica de Heidegger e a linguagem deGadamer. Espera-se que este texto seja o início para pensar possibilidades de umdebate ontoepistemológico para a educação ambiental.

Palavras-chave
linguagem; ser; educação ambiental; fundamentos; hermenêutica

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br