Acessibilidade / Reportar erro

Sentidos atribuídos pelos professores de séries iniciais aos desafios na carreira docente1 1 Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Aline Maya (Tikinet) – revisao@tikinet.com.br

Meanings attributed by early grade teachers to the challenges in the teaching career

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de compreender, junto aos professores dos anosiniciais do ensino fundamental, os sentidos atribuídos aos desafios na carreiradocente. Doze docentes participaram de um grupo focal realizado em uma escolapública. Seus relatos foram gravados em áudio e vídeo e analisados por meio datécnica de núcleo de significação, utilizando-se como referencial teórico aperspectiva da psicologia histórico-cultural. Os dados obtidos evidenciaram que acarreira docente é vivenciada com sentimentos de prazer e angústia. Os docentes sesentem desvalorizados no exercício da profissão, tanto pelo baixo salário recebidocomo pelas interações que estabelecem com os estudantes, sentidas como muitocomplexas e desafiadoras. Comentam que sua saúde tem sido afetada, levando-oscada vez mais a buscar auxílio de especialistas e medicação para lidar com asquestões do trabalho.

Palavras-chave
carreira docente; sentimentos; saúde; desgaste; medicalização

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br