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Fontes para escrita da história da juventude feminina: diálogos entre diários de Helena Morley e Bernardina Constant 1 1 Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Bolsa Produtividade 1-B eEdital Universal 2016. 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Caique Zen (Tikinet) – revisao@tikinet.com.br

Resumo

O artigo analisa o uso de diários na escrita da história da juventude, estabelecendo um diálogo entre dois documentos produzidos por autoras brasileiras na transição da infância para a idade adulta nos últimos anos do século XIX. Tem-se em vista, por um lado, apreender as condições de produção, guarda e publicação e as estruturas dos relatos; por outro, busca-se analisar a experiência social das autoras, considerando a identidade geracional e de gênero, a condição sociorracial e o pertencimento familiar. Através do estudo dos diários é possível apreender as possibilidades e limites da participação na vida social da juventude feminina do período, resgatando as singularidades de cada registro.

Palavras-chave
história; juventude; mulheres; diário

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