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O brincar nos discursos de estudantes de Pedagogia: certezas em suspenso

Resumo

Este artigo analisa um conjunto de discursos sobre o brincar, produzidos por estudantes de Pedagogia de uma universidade no Sul do Brasil. Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) estabelecem o brincar como um dos eixos do currículo para esta etapa da Educação Básica, a seguinte questão foi proposta às alunas: brincar para quê? As análises, inspiradas nas perspectivas da Filosofia e da Sociologia da Infância, constataram a recorrência das seguintes ideias: as crianças hoje não brincam mais; as crianças já nascem brincando; o brincar possibilita conhecer melhor as crianças; criança que não brinca não aprende; não pode brincar por brincar; brincar é o melhor remédio. Esta investigação recomenda a necessidade de problematizar tais concepções, colocando no horizonte a produção de outros posicionamentos sobre o brincar, a partir, talvez, daquilo que as próprias crianças tenham a dizer sobre o assunto.

Palavras-chave
brincar; discurso; educação infantil; Pedagogia

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