Acessibilidade / Reportar erro

O discurso da mídia das instituições privadas de Ensino Superior e a produção do sujeito universitário1 1 Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Resumo

Neste artigo, tomam-se como materialidade as campanhas publicitárias, as postagens e as palestras de três instituições privadas de Ensino Superior, dispostas no facebook e no youtube no período de 2008 a 2015, para identificar o que se nomeia discurso da mídia universitária. Também interessa saber como a mídia universitária age em relação ao estudante do Ensino Superior privado. Para isso, inicialmente, retoma-se a noção de discurso em Michel Foucault e defende-se que o discurso da mídia tem a função de produzir e assimilar capacidades técnicas, induzir efeitos de poder e disponibilizar verdades. A partir das discussões de Foucault sobre o neoliberalismo, argumenta-se que esse funcionamento se dá por meio de uma teia discursiva que associa pelo menos três discursos: mercado, política e aprendizagem. Ao analisar a materialidade à luz das teorizações aqui referidas, constata-se que o discurso da mídia universitária produz um tipo específico de sujeito universitário: o sujeito empreendedor de si.

Palavras-chave
discurso; mídia; sujeito universitário

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br