Acessibilidade / Reportar erro

Leitura sobre leitura(s) na Revista Pro-Posições 1 1 Um agradecimento especial a Roberta Pozzuto - funcionária responsável pelo setor de publicações da Faculdadede Educação/Unicamp - pelo envio, sempre pronto e atencioso, das informações sobre a história da revista. 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Leda Farah (farahledamaria@gmail.com) e Vera Bonilha(verabonilha@yahoo.com.br). 3 3 Texto integrante do dossiê especial: “Pro-Posições 30 anos”, organizado pelo Prof. Dr. André Luiz Paulilo. Editor Associado responsável: Prof. Dr. André Luiz Paulilo.

A reading about reading in the Journal Pro-Posições 4 4 English version (abstract): José Pereira Queiroz (ze.pereira.queiroz@gmail.com).

Resumo

A revista Pro-Posições, por ter conquistado, ao longo de seus 30 anos de existência, reconhecimento no meio científico, constitui-se em fonte privilegiada para garimpagem, mapeamento e ordenamento de um conhecimento em torno de práticas e reflexões sobre o ponto de vista com que os pesquisadores buscam divulgar seus estudos. Torna-se espaço que acolhe, entre outras, a leitura como temática central e objeto de estudo dos autores, desde suas primeiras edições. Pretende-se, na escrita deste artigo, indagar: com que formas e movimentos a leitura se configura como objeto de estudo de diferentes pesquisadores? Que facetas e aspectos a revista Pro-Posições tem divulgado sobre o debate da leitura? O corpus de análise foi constituído de 19 artigos publicados no período entre 1990-2018 e disponíveis no portal de periódicos da Unicamp e no site do Scielo. Em um estudo interpretativo e exploratório dos seus títulos, resumos e textos integrais, infere-se que, ao longo dos 30 anos de publicações neste periódico, a leitura potencializou discussões contemporâneas na área e configurou-se atualizada em diferentes vertentes temáticas, teóricas e metodológicas em sua interlocução com a psicologia, a história, a cultura, a linguagem, a educação, as políticas públicas, entre outros campos e áreas de conhecimento. Na Pro-Posições, a leitura tem estado presente junto com outras questões e se mostrado para os autores como um desafio a ser enfrentado em sua complexidade e importância política: na luta pela melhoria das condições de promoção do uso, da criação e da partilha dos textos, numa sociedadeprofundamente desigual, como a nossa.

Palavras-chave
leitura; Pro-Posições; artigos acadêmicos

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br