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A educação libertadora de Paulo Freire e o teatro na educação em saúde: experiências em uma escola pública no Brasil

Theater and the Liberating Education of Paulo Freire in health education: experiences in a Brazilian public school

Resumo

Este estudo decorre de trabalho desenvolvido com uma turma de Educação de Jovens e Adultos no Sul do Brasil, fundamentado na educação libertadora, de Paulo Freire, no teatro do oprimido, de Augusto Boal e no teatro espontâneo, de Jacob Levy Moreno, e orientado pela pesquisa participante. Os resultados apontaram a necessidade de desenvolver ações de saúde articuladas com os aspectos sociais, por meio de pesquisas que contribuam para a resolução de problemas a partir da efetivação precípua de um processo dialógico com a comunidade. Da mesma forma, a utilização do teatro espontâneo foi de elevada importância para compreender o “olhar do outro” e garantir o sucesso das ações realizadas pelos profissionais da educação. Diante da associação entre baixa escolaridade, vulnerabilidade a doenças e reduzida qualidade de vida, urge a construção de práticas educativas que sensibilizem toda a população.

Palavras-chave
educação em saúde; teatro espontâneo; educação popular; Paulo Freire

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