Acessibilidade / Reportar erro

Heterotopias das imagens: um combate aos clichês no filme Depois da chuva1 1 Este artigo é o desenvolvimento de trabalho apresentado no IV Colóquio Internacional “A Educação pelas Imagens e suas Geografias”, em Uberlândia (MG), entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2015, intitulado “Corpos utópicos e educação: por uma heterotopia das imagens”.

A heteropia of images: a combat against the cliches in the film After the rain

Resumo

Este artigo se configura a partir dos conceitos de corpo utópico e heterotopias, de Michel Foucault, bem como em torno de imagens de Gilles Deleuze e do filme Depois da chuva, de Cláudio Marques e Marília Hughes, lançado em 2013. O filme tem como cenário principal uma escola estadual da Bahia, onde alguns alunos disputam o controle do grêmio estudantil enquanto outros criam uma rádio pirata a fim de divulgar ideias anarquistas. Essas articulações se passam no período do pós-ditadura no Brasil, em 1985. Neste contexto, pretende-se pensar as construções de contraespaços nas imagens apresentadas pelo filme, considerando enquadramentos, tempo das montagens dos planos e composições dos quadros. Propõe-se uma análise fílmica voltada para a relação entre cinema, educação e filosofia, a partir de uma construção cartográfica das heterotopias das imagens.

Palavras-chave
heterotopia das imagens; contraespaços; cinema; educação; filosofia

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br