Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação na Educação Física escolar: Entre o prescrito e o vivido

Evaluation in school physical education: between the prescribed and the lived

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo central compreender a avaliação no contexto das aulas de Educação Física na rede estadual de São Paulo. Para tal, realizaram-se entrevistas narrativas com cinco professores de Educação Física, a fim de conhecer suas práticas cotidianas de avaliação. Buscou-se compreender o contexto a partir dos textos produzidos nas entrevistas, o que possibilitou percorrer um caminho de recondução à vida cotidiana na escola. O grande desafio foi o de dialogar com diferentes vozes: as que narraram suas práticas, as que constituem as propostas curriculares e as que compõem as diversas referências bibliográficas. Entre o prescrito e o vivido, as permanências e as transformações, problematizaram-se as contradições que envolvem as práticas avaliativas na Educação Física escolar no cotidiano da escola pública.

Palavras-chave
avaliação; Educação Física escolar; prática docente; cotidiano

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br