Acessibilidade / Reportar erro

Professores (as) de enfermagem: gênero, trajetórias de trabalho e de formação1 1 Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Teachers of nursing: gender, trajectories of work and of formation

Profesores (as) de enfermería: género, trayectorias de trabajo y formación

Resumo

Este texto analisa as trajetórias de formação e de trabalho de professores(as) enfermeiros(as) do ensino técnico de enfermagem, na dimensão das relações de gênero. A pesquisa, com referencial teórico e metodológico relativo à divisão sexual do trabalho e à história oral, entrevistou quatro professoras e dois professores do ensino técnico em enfermagem. O estudo revelou diferenças na forma como os homens e as mulheres iniciaram suas carreiras e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais, em função da interferência de aspectos familiares, como casamento e filhos. Constatou, no entanto, similitudes no trabalho de profissionais de ambos os gêneros quanto ao ato educativo: homens e mulheres se preocupam com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e fazem da educação um espaço de cuidado do outro.

Palavras-chave
relações de gênero; enfermagem; educação profissional; trabalho

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br