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Avaliação de Contexto na Educação Infantil: diferenciação e conflito na formação docente

Context assessment in early childhood education: differentiation and conflict in teacher training

Resumo

Neste artigo, a avaliação de contexto na Educação Infantil é problematizada considerando a formação docente. Os aspectos da diferenciação e do conflito são tomados na perspectiva ética, estética e política. Considera-se que há necessidade de se investir na especificidade da avaliação voltada para a Educação Infantil e na identidade institucional nas práticas avaliativas. Destarte, o presente estudo problematiza práticas e concepções de avaliação, com o objetivo de discutir por que e como ainda hoje a avaliação de contexto é um desafio, tomando como indicadores de referência dimensões relacionais, pedagógicas, políticas, estruturais. Ancorado nos aportes conceituais de Bakhtin e Vigotski1 1 emos adotado a grafia Vigotski, em função das traduções realizadas diretamente do russo e por indicação dos tradutores: Paulo Bezerra, Zoia Prestes e Priscila Marques. Mas temos mantido, nas referências, a grafia original das obras citadas. , o estudo traz à tona notadamente a categoria ética para discutir tais questões.

Palavras-chave
infância; avaliação de contexto; formação docente; ética

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