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Avaliação e cultura de qualidade nos serviços italianos para a infância: orientações e experiências dos anos 1990 aos dias de hoje1 1 Submissão original em italiano (Valutazione e cultura valutativa nei servizi per l’infanzia italiani: orientamenti e esperienze dagli anni ’90 ad oggi). Traduzido para o português por Pedro Kozlakowski (tradutor da Tikinet e bacharel em Letras Português-Italiano pela Universidade de São Paulo). 2 2 Notas da tradução: (i) as diversas siglas apresentadas neste trabalho se referem a nomes em italiano, que aqui sofreram tradução livre para o português; (ii) o uso de palavras estrangeiras se justifica pela facilidade ou conveniência numa certa área de pesquisa. O uso do inglês entre falantes de italiano também se mostra cada vez mais evidente: evaluation, assessment (ambos com o significado de avaliação), stakeholders (partes interessadas), day-care centers (creches) targets (objetivos).

Evaluation and quality culture in Italian Early Childhood Education and Care services

Resumo

O artigo apresenta o debate sobre a qualidade dos serviços para a infância na Itália a partir dos anos 90 do século passado, no contexto das reflexões e das propostas que surgiram na Europa. Passando a limpo as experiências mais significativas de avaliação de tais contextos no decorrer de 30 anos, serão expostas as orientações prevalentes, seja no nível das políticas educativas, sobretudo regionais, seja no nível do debate pedagógico. A apresentação se concluirá, mostrando quais seriam, atualmente, os desafios surgidos pela necessidade de difundir uma cultura de avaliação que se coloque em prol de promover processos efetivos de melhoria.

Palavras-chave
serviços italianos para a infância; avaliação da qualidade; metodologias e instrumentos de evaluation; políticas educacionais

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