Acessibilidade / Reportar erro

Construindo a avaliação em conjunto: a experimentação de uma abordagem participativa para avaliação na região italiana da Emília Romanha1 1 Submissão original em italiano (Costruire insieme la valutazione: la sperimentazione di un approccio partecipato alla valutazione in Regione Emilia Romagna (Italia)). Traduzido por Pedro Kozlakowski (Tradutor, bacharel em Letras Português-Italiano pela Universidade de São Paulo; Tikinet, São Paulo, SP, Brasil.)

Costruire insieme la valutazione: la sperimentazione di un approccio partecipato alla valutazione in Regione Emilia Romagna (Italia)

Building evaluation together: a participative approach experimentation about evaluation in Emilia Romagna Region (Italy)

Resumo

A partir de 2010, na região de Emília Romanha, foi promovido um plano de ação negociado em nível institucional, seguido pela experimentação de uma abordagem participativa para a avaliação dos serviços educativos para a primeira infância. A experimentação, que envolveu serviços públicos e privados, visa à construção de um sistema regional de regulamentação de qualidade educacional na governança pública. As principais características da abordagem de avaliação são a sua natureza social e a sua função formativa, a criação de uma relação de colaboração entre os serviços dentro do processo de autoavaliação, a possibilidade de uma contextualização parcial de ferramentas e procedimentos e o caráter recursivo do processo.

Palavras-chave
avaliação participativa; qualidade educacional; serviços educacionais para a primeira infância

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br