Acessibilidade / Reportar erro

Detectar e promover uma perspectiva de 0-6 nos provedores de serviços educacionais para crianças: o desenvolvimento de um instrumento

Detecting and promoting a 0-6 perspective for the providers of educational services for children: developing an instrument

Rilevare e promuovere una prospettiva 0-6 negli operatori educativi dei servizi per l’infanzia: l’elaborazione di uno strumento1 1 Submissão original em italiano (Rilevare e promuovere una prospettiva 0-6 negli operatori educativi dei servizi per l’infanzia: l’elaborazione di uno strumento). Traduzido por Pedro Kozlakowski (Tradutor, bacharel em Letras Português-Italiano pela Universidade de São Paulo; Tikinet, São Paulo, SP, Brasil.)

Resumo

A pesquisa apresentada neste artigo faz parte dos inquéritos de pesquisasobre a avaliação formativa de contexto e representa um dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa pedagógica da Universidade de Pavia, Itália. O objetivo principal do trabalho foi desenvolver uma série de indicadores capazes de apoiar formas de autoavaliação reflexiva em grupos de educadores de creches e professores de escola infantil, a fim de construir uma perspectiva educacional 0-6 e, então, promover uma proposta pedagógica “contínua” entre estes dois contextos. O instrumento elaborado foi concebido com o objetivo de proporcionar caminhos de formação em pesquisa, mesmo que os efeitos reais em termos de mudança ainda não tenham sido verificados. Em sequência, as referências teóricas, a metodologia e as etapas que levaram ao processamento da ferramenta serão apresentadas. Por fim, os primeiros resultados da pesquisa in progress são propostos.

Palavras-chave
continuidade educacional 0-6; avaliação formativa; contextos educativos pré-escolares; metodologia participativa; reflexão sobre a prática

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br