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Pedagogização da literacy e alunos indígenas Guarani e Kaiowá de Dourados/MS

Pedagogization of literacy and indigenous Guarani and Kaiowá students of Dourados/MS

Resumo

Este trabalho objetiva discutir, a partir das contribuições de Brian Street, a pedagogização da literacy1 1 Adotamos a palavra literacy como utilizada por Street (1995) nos Novos Estudos do Letramento. Silva (2007) explica que esse termo tem sido traduzido usualmente por alfabetização, porém há quem proponha a tradução da palavra por letramento ou letração. que ocorre entre os indígenas Guarani e Kaiowá da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. De abordagem etnográfica, com base nos Estudos Culturais, os dados da pesquisa foram coletados utilizando o instrumento da observação, da entrevista com 10 professores e de um conjunto de atividades pedagógicas realizadas com 08 alunos indígenas, com idade entre 12 a 15 anos. Os resultados do estudo apontam que o domínio da leitura e da escrita, além do conhecimento dos códigos ocidentais, tem sido sinônimo de sucesso profissional e acadêmico. Embora os alunos indígenas tenham um conhecimento tradicional, reconhecido a partir das histórias do seu povo, o que tem sido valorizado na escola é o código da escrita, que, ao não ser dominado, gera estigmas e preconceitos.

Palavras-chave
educação escolar indígena; alunos indígenas; alfabetismo; pedagogização

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