Acessibilidade / Reportar erro

A Igreja Católica e as experimentações pastorais e missionárias na década de 1960: a experiência de Gioventù Studentesca no Brasil1 1 Este texto apresenta parte dos resultados da tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), intitulada Igreja Católica e modernização social. A crise do catolicismo a partir da experiência missionária de um grupo de jovens italianos em Belo Horizonte nos anos 1960 (Bonato, 2014) e desenvolvida com base em fontes documentais, entrevistas e histórias de vida. Uma versão preliminar deste artigo foi apresentada em outubro de 2015 no II Colóquio Internacional Congregações Católicas, Educação e Estado Nacional, Campinas-SP. 2 2 Apoio: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Catholic church and the pastoral and missionary experimentations in the 1960s: the Gioventù Studentesca experiment in Brazil.

Resumo

A constatação da crise da religião católica na Europa no período pós-1945 e a convicção por parte dos pontífices e da hierarquia episcopal de que esse fenômeno podia ser estancado ou revertido é gatilho para que se invista em projetos pastorais inovadores e em iniciativas missionárias experimentais. Na onda do entusiasmo que segue ao anúncio do Concílio Vaticano II, em 1959, experiências pioneiras ganham mais destaque e projeção internacional. O presente artigo tem como objetivo apresentar as experiências missionárias da organização italiana Gioventù Studentesca (GS), na cidade de Belo Horizonte nos anos 1960, e compreender os efeitos que as apostas em iniciativas experimentais tiveram na ressignificação da concepção tradicional de missão e no que se refere à afirmação de uma nova visão de participação dos leigos na vida da Igreja.

Palavras-chave
crise do catolicismo; missão; inovações pastorais; secularização

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br