Acessibilidade / Reportar erro

Lembrar para elaborar1 1 Este título remete ao texto: “Recordar, repetir e elaborar” (Freud, 2010). Embora a chave de leitura desse artigo não seja exclusivamente psicanalítica, é necessário destacar o conceito de elaboração de Freud, sobretudo quanto à relevância de rememorar as origens históricas dos traumas para que possam ser gradativamente elaborados. : reflexões sobre a alfabetização crítica da mídia digital2 2 Os autores agradecem à FAPESP (Projeto de Pesquisa Regular - Processo 2015/24736-1) e ao CNPq (Bolsas de Produtividade em Pesquisa – Processos 304811/2013-0 e 311000/2014-2) pelo apoio recebido para o desenvolvimento das pesquisas vinculadas ao artigo.

Remember to elaborate: reflections on the critical literacy of digital media

Resumo

Novas formas de esquecimento são produzidas na sociedade cujo acesso às redes sociais permite a lembrança imediata de tudo e de todos. Esse tipo de fenômeno ocorre na medida em que as informações acessadas online não são relacionadas entre si, produzindo-se, dessa forma, um tipo de fragmentação do pensamento que desconsidera os vínculos históricos que as entrelaçam. Fundamentados principalmente nos escritos de Adorno, Türcke, Kellner e Share, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, investigar o modo como a revitalização de conceitos, tais como indústria cultural e semiformação, torna-se fundamental para que seja possível a elaboração de pressupostos da alfabetização crítica da mídia digital. Conclui-se que, em tempos digitais, nos quais impera a semiformação pautada na concentração dispersa, faz-se absolutamente necessária a rememoração dos vínculos históricos das informações para que se possa fomentar a elaboração do pensamento crítico.

Palavras-chave:
semiformação; teoria crítica; alfabetização crítica da mídia digital; memória; elaboração

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br