Acessibilidade / Reportar erro

Ecos da poesia no leitor mirim 1 1 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq n° 43/2013; Narrativa visual no PNBE 2014: composição e leitura; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Desafios e acolhimentos da literatura infantil).

Poetry effectiveness to the child-reader

Resumo

Este artigo relata, a partir de pesquisa empírica, como estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental configuram o poético, por meio do estudo orientado de poemas veiculados em obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Parte de investigação maior, o artigo propõe procedimentos mediadores para o poema "O eco", de Cecília Meireles, problematizando o letramento poético. A investigação apoia-se principalmente em Huizinga e Kirinus. O problema posto justifica-se em virtude de a formação de leitores ser um desafio para o âmbito educacional e para a criação e a manutenção de políticas públicas. O artigo contribui para apresentar possibilidade de inserção escolar do acervo do PNBE e aponta caminhos para o desenvolvimento do poético, que tende a ser pouco explorado na escola.

Palavras-chave:
mediação cultural; literatura infantil; leitura

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br