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A Geografia na política de currículo: quando a integração reafirma a disciplina1 1 Apoio: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Faperj; UERJ

The Geography in the curriculum policy: when the integrated curriculum reaffirms thediscipline

Resumo

Este artigo focaliza a interdisciplinaridade como expressão de um dos sentidos de currículo integrado nas políticas para o Ensino Médio. Buscando desenvolver tal investigação, analisam-se documentos oficiais: Parâmetros, Orientações complementares aos Parâmetros e Orientações Curriculares Nacionais, com atenção à disciplina Geografia. A partir da abordagem ao ciclo de políticas de Ball, discutimos os textos oficiais como representações de um conjunto mais amplo das políticas de currículo. Com Goodson, analisa-se a relação entre as disciplinas acadêmica e escolar, tendo em vista discursos em defesa da interdisciplinaridade. Problematiza-se a influência da comunidade disciplinar na definição das políticas para Geografia, ao argumentar que, apesar de proposta como via de integração curricular, a interdisciplinaridade tende a ser ressignificada como característica da ciência geográfica nos textos específicos, possibilitando que, de forma híbrida, o discurso disciplinar seja apoiado pela ideia de integração curricular.

Palavras-chave:
políticas de currículo; ensino de Geografia; interdisciplinaridade; comunidade disciplinar; Ensino Médio

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