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Avaliação da qualidade de vida em docentes brasileiros: uma revisão sistemática1 1 Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ nº 408398/2013-2); PUCRS (Edital BPA/2014)

Evaluation of Brazilian teachers' quality of life: a systematic review

Resumo

O objetivo desta revisão sistemática foi conhecer características e qualidades metodológicas das pesquisas sobre a avaliação da qualidade de vida (QV) com professores brasileiros. Bases de dados eletrônicas (Scielo, Lilacs, Pepsic) foram consultadas a partir do ano 2000, usando o descritor QV combinado com palavras-chave para buscas em periódicos avaliados por pares. Os 12 artigos selecionados foram avaliados por dois pesquisadores, de acordo com indicadores predefinidos. Os resultados evidenciaram maior concentração de publicações a partir de 2012 e no Ensino Superior; preponderância de estudos quantitativos, transversais, utilizando instrumentos padronizados. No entanto, a apresentação dos resultados e das conclusões e a caracterização das amostras pesquisadas revelaram questões que demandam atenção metodológica. O impacto dessas questões nas pesquisas futuras e as limitações do presente estudo corroboram a relevância da revisão sistemática para a pesquisa científica.

Palavras-chave:
qualidade de vida; docência; avaliação; revisão sistemática

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