Acessibilidade / Reportar erro

Saberes docentes em formação: a pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História

Building up teachers' knowledge: the research and teaching practice in pre-service Biology and History teacher education

O artigo está estruturado em torno de três categorias - o conhecimento, as práticas docentes e as razões da escola - que orientam a exploração de relatórios de licenciandos de Ciências Biológicas e de História no contexto das Práticas de Ensino. As demandas dos licenciandos em torno da compreensão acerca das diferenças do conhecimento acadêmico, quando comparado ao conhecimento escolar, são discutidas. O artigo focaliza ainda as práticas docentes, na perspectiva dos licenciandos, evidenciando tanto suas tentativas de compreendê-las quanto sua rejeição aos motivos e aos métodos empregados pelos professores da escola. Por fim, trata das expectativas dos licenciandos sobre a escola, do esforço necessário para compreendê-la, a despeito de uma perspectiva detratora da realidade escolar.

saberes docentes; formação de professores; licenciaturas em Ciências Biológicas e História


UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br