Acessibilidade / Reportar erro

Professores de escolas primárias na França e ensino de geografia: saberes escolares disciplinares e práticas de ensino

Primary school teachers and the teaching of geography in France: disciplinary school knowledge and teaching practices

A França, como outros Estados-nação, desencadeou, há cerca de 20 anos, uma profunda reforma no seu sistema de ensino, que se traduziu, particularmente, por uma redefinição dos objetivos da escola. Objetivos esses que visam à aquisição de conhecimentos básicos e de habilidades que oportunizem aos alunos sucesso na escola e sua inclusão na sociedade. A questão da transmissão e da apropriação dos conhecimentos das disciplinas escolares é, portanto, fundamental para os docentes generalistas da escola primária. Mas importa saber o que acontece no cotidiano da sala de aula, quais as relações que os docentes estabelecem com os saberes e as disciplinas a serem ensinados e se o processo de transmissão e apropriação organiza suas práticas de ensino. A análise da atividade didática dos docentes generalistas, a partir de gravações de vídeo de aulas de Geografia e de entrevistas de autoconfrontação demonstra uma forma de marginalização dos saberes escolares disciplinares nas práticas de ensino. O processo de transmissão e apropriação dos conhecimentos disciplinares parece, assim, não estruturar essas práticas.

práticas de ensino; escola primária; saberes escolares disciplinares; didática da Geografia; análise do trabalho


UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br