Acessibilidade / Reportar erro

Temperar a alma, retemperar os músculos: corpo e História da Educação em Afranio Peixoto

Seasoning the soul, refreshing the muscles: body and History of Education in Afranio Peixoto

Neste estudo, abordamos alguns aspectos do livro Noções de História da Educação, de Afranio Peixoto. No que se refere aos princípios que inspiram, ordenam e calibram a escrita, observa-se que se trata de campanha em favor da educação integral, na qual os aspectos físico, moral e intelectual deveriam estar articulados e equilibrados. Nem ausência, nem excesso, pois o princípio geral é o da moderação. Observamos, igualmente, que o curso "ditado" no Instituto de Educação é convertido em textbook; uma espécie de dicionário da pedagogia, que procura oferecer às futuras professoras um repertório no qual o tempero dos músculos e da alma roteirizam a história. Por fim, marcada pelo presente do autor, a narrativa de Peixoto procura organizar o presente das professoras, como forma de conduzir suas condutas e definir quando, como e aonde chegar com a intervenção calculada, científica e permanente sobre seus corpos e os corpos dos outros.

educação; história; corpo


UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br