Acessibilidade / Reportar erro

Processos formativos constituídos no interior das instituições de educação infantil: uma experiência de formação continuada

Educational processes developed in childhood education institutions: an experience of continued education

Este artigo apresenta a percepção dos professores da Educação Infantil sobre a formação continuada descentralizada, procurando entender como são constituídos os espaços formativos no interior das instituições de Educação Infantil. O processo de descentralização é uma política da Rede Educacional pesquisada, voltada a possibilitar que cada instituição educativa possa promover sua formação continuada, buscando trabalhar aquilo que é específico e contextual. Os temas aqui apresentados foram discutidos em minha pesquisa de mestrado, envolvendo uma creche da Rede Pública Municipal. Traz reflexões sobre a importância e a riqueza desse espaço formativo que, ao mesmo tempo que oportuniza ao professor estudos mais focalizados com relação à prática, à diversidade de temas e à construção coletiva dos saberes pedagógicos, exige que sejam criadas melhores condições para a efetivação desse processo, como manter um profissional que possa ser o formador dos professores, com competência para organizar, dinamizar e auxiliar nas reflexões sobre teoria e prática.

formação continuada de professores; Educação Infantil; processos formativos


UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br