Acessibilidade / Reportar erro

Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro

Multiculturalism and inclusive education: university contributions to continuing education for teachers in public schools in Rio de Janeiro

A presente pesquisa parte do argumento de que a educação inclusiva poderia beneficiar-se da perspectiva multicultural, que questiona formas de ocultação das diferenças de modo a desafiar preconceitos e processos de exclusão de grupos socioculturais oprimidos, no contexto educacional. Nesse sentido, o objetivo foi compreender possibilidades dessa articulação tanto em nível teórico, como a partir da análise de uma experiência extensionista de formação continuada para coordenadores pedagógicos, na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso. Para tanto, explicitamos as bases teóricas do estudo e, em seguida, analisamos os dados da pesquisa, em termos das visões iniciais dos docentes sobre a temática; o teor do curso contido nos materiais; os debates realizados; a avaliação final dos potenciais e os desafios suscitados. Os resultados indicam a fertilidade das ações extensionistas da universidade na configuração da formação continuada para uma educação inclusiva multicultural.

formação continuada docente; educação inclusiva; multiculturalismo; estudo de caso; coordenadores pedagógicos


UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br