Acessibilidade / Reportar erro

As mutações da escola média na Argentina no marco da reconfiguração de um mundo globalizado

The changes in Argentinian high school at the landmark of reorganizing a globalized world

Neste texto, a autora analisa a reconfiguração dos sistemas educacionais e os processos que os atravessam no marco das transformações sociais e culturais dos últimos anos. Introduz a idéia de fragmentação do sistema, estabelecendo diferenças entre este novo conceito e o tradicional conceito de segmentação educacional, ao mesmo tempo que fundamenta teoricamente essa conceitualização. Aborda, além disso, as mudanças na trama institucional, geradas pela modernidade (família, Estado, escola) e seu impacto na constituição das subjetividades, por meio da caracterização das assincronias na individualização de alunos pertencentes a diferentes setores socioculturais. Por fim, identifica os mandatos que, requeridos pelo presente, recaem sobre a escola em termos de inclusão, contenção e atenção.

fragmentação educacional; individualização; novos mandatos escolares


UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br