Acessibilidade / Reportar erro

A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes "subúrbios" de conhecimento

Este trabalho propõe reflexões sobre a significação nas aulas de Educação Física escolar e sobre a ação didática direcionada ao encontro e ao confronto de conhecimentos. Para isso, basear-nos-emos em situações de ensino que compõem nossa experiência como professores de Educação Física e em referenciais teóricos provindos das Ciências Humanas. Os alunos chegam à aula com certo entendimento a respeito dos elementos da cultura corporal; o professor, por meio de sua ação pedagógica, pode provocar confrontos com tais conhecimentos, com o intuito de levar os jovens a identificar e compreender os temas estudados, de maneira sistematizada. Nesse processo didático, a significação é elemento fundamental a ser considerado para uma mediação que vislumbre a revisão de idéias e de valores.

Educação Física escolar; didática; conhecimento; significação


UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br