Acessibilidade / Reportar erro

Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias

On the relationship between prosody and reading comprehension: theoretical, methodological and controversial considerations

Relación entre prosodia y comprensión lectora: consideraciones teóricas, metodológicas y controvertidas

Sur la relation entre la prosodie et la compréhension en lecture: considérations théoriques, méthodologiques et controversées

Resumo

Este artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental.

Palavras-chave:
prosódia; fluência; compreensão da leitura; ensino fundamental

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br