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Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis

Interactions enseignante-bébé dans les crèches : une étude sur les conceptions d’enseignantes de maternelle

Interacciones entre educadora-bebé en guarderías: un estudio sobre las concepciones de educadoras de la primera infancia

Resumo

Este artigo aborda as concepções de educadoras infantis sobre suas atuações com bebês em creches e sobre o desenvolvimento dos bebês nesses contextos. Parte-se da compreensão de que as concepções orientam as práticas profissionais, sendo fundamental compreendê-las para formular estratégias interventivas que potencializem as ações profissionais em creches. Participaram do estudo cinco professoras de educação infantil de creches públicas, as quais responderam a uma entrevista cujo áudio foi gravado e posteriormente transcrito. As respostas das entrevistas foram avaliadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram uma dissonância entre as verbalizações das educadoras e o que postulam teóricos do desenvolvimento e os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil brasileira. Diante do exposto, afirmamos a relevância das formações continuadas e sugerimos que elas englobem o desenvolvimento infantil e as interações educador-criança-ambiente, na direção de potencializar esses aspectos e favorecer os processos interativos.

Palavras-chave:
concepções; educadoras; creches; bebês; desenvolvimento infantil

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