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Psicanálise e cinema: aplicação da análise fílmica para a aprendizagem do conceito de inconsciente

Psychanalyse et cinéma : application de l’analyse filmique pour l’apprentissage du concept d’inconscient

Psicoanálisis y cine: aplicación del análisis cinematográfico para aprender el concepto de inconsciente

Resumo

Partindo da constatação acadêmica da importância do ensino-transmissão da psicanálise na universidade, este artigo objetiva ser uma peça demonstrativa do quanto o aprendizado do conceito psicanalítico - inconsciente - pode ser facilitado por meio da linguagem cinematográfica. Para tanto, a investigação teórica e a análise fílmica psicanalítica foram escolhidas como métodos de pesquisa, estes balizados pela psicanálise aplicada. Utilizam-se filmes consagrados pela mídia, que vão desde Psicose, de Alfred Hitchcock, até Alice no país das maravilhas, de Tim Burton, a fim de dispor em movimento a conceituografia psicanalítica que organiza o conceito de inconsciente em Freud e Lacan. Observa-se, assim, que a novidade freudiana consistiu em desatrelar o inconsciente da consciência e elevá-lo ao estatuto de instância psíquica que se expressa por meio de sonhos, atos falhos, chistes e outros. A partir dessa concepção, posteriormente Lacan propõe o inconsciente estruturado como linguagem provendo o fio fundamental dos laços sociais.

Palavras-chave:
ensino-transmissão; Freud; Lacan; teoria psicanalítica; vinhetas cinematográficas

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