Acessibilidade / Reportar erro

Psicologia e internacionalização: notas críticas para pensar hierarquias Norte-Sul1 1 Cabe destacar que muitas das reflexões trazidas aqui são elaborações da Comissão de Internacionalização da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp) no biênio 2016-2018, composta por Arrilton Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), Henrique Caetano Nardi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) (coordenador) e Leny Sato (Universidade de São Paulo - USP), com a participação de Lupicínio Iñiguez-Rueda (Universidade Autônoma de Barcelona - UAB, Espanha) e Mario Pecheny (Universidade de Buenos Aires - UBA, Argentina). Essas reflexões se deram no fórum promovido durante o evento da Anpepp de 2018 e também são fruto de elaboração para apresentação de Leny Sato em mesa-redonda proposta pela Anpepp para a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2019 (Campo Grande, MS). Uma versão modificada deste artigo foi apresentada por Leny Sato na mesa-redonda “Realidade, presente e o futuro da pós-graduação: impactos e internacionalização”, no VI Seminário Novos Horizontes, cujo tema foi “Ciência, sustentabilidade e democracia: horizontes da política científica no Brasil”, promovido pela Anpepp e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 28 e 29 de novembro de 2019, em Belo Horizonte, MG.

Psychology and Internationalization: critical notes for thinking North-South hierarchies

Psychologie et internationalisation: notes critiques pour penser les hiérarchies Nord-Sud

Psicología e internacionalización: notas críticas para pensar en jerarquías Norte-Sur

Resumo

O objetivo deste artigo é promover o debate sobre as políticas de internacionalização, levando em conta as diferentes psicologias presentes no Brasil e no mundo e a relação que se estabelece entre os conhecimentos produzidos nos países do norte e os produzidos nos países do sul. Destaca-se nesse debate os elementos críticos sobre as assimetrias Norte-Sul na política de internacionalização. Para tanto, recorremos à contribuição de leituras pós-coloniais e descoloniais.

Palavras-chave:
internacionalização; psicologia; relação Norte-Sul; política; Brasil

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br