Comunicação
|
Ler, descodificar e dar sentido aos enunciados, imagens e /ou animações; |
Articular uma solução, descrever o trabalho envolvido na obtenção de uma solução e/ou resumir e apresentar resultados matemáticos intermédios |
Expressar explicações e argumentos no contexto do problema; |
Matematização
|
Transformar um problema definido no mundo real num estritamente matemático |
Utilizar uma compreensão do contexto para guiar ou acelerar o processo de resolução. |
Compreender a extensão e limites de uma solução matemática que são uma consequência do modelo matemático utilizado. |
Representação
|
Criar uma representação matemática (modelo) para a situação matemática em consideração. |
Dar sentido, relacionar e utilizar diversas representações/modelos na interação com um problema. |
Interpretar resultados matemáticos numa variedade de formatos em relação a uma situação ou utilização; comparar ou avaliar duas ou mais representações em relação a uma situação. |
Raciocínio e Argumentação
|
Explicar, conjecturar, defender ou oferecer uma justificação para a identificação, representação e resolução de um problema/situação matemáticos. |
Explicar, defender ou oferecer uma justificação para os processos e procedimentos utilizados para determinar uma solução ou resultado matemático. Ligar peças de informação para se chegar a uma solução matemática. Fazer generalizações ou criar um argumento multi-passos. Baseados em: |
Criar, interpretar, aplicar e avaliar argumentos em defesa de um processo de resolução e/ou prova. |
Pensamento matemático/geométrico: |
Visualização |
Coordenação visual-motora |
Percepção figura-fundo |
Constância perceptual |
Percepção da posição no espaço |
Percepção das relações espaciais |
Discriminação visual |
Memorização visual |
Observação e compreensão da ação de cada uma das transformações geométricas- |
Pensamento matemático/ geométrico |
Pensamento Visual |
Resultante da percepção visual |
|
Resultante da manipulação mental de imagens e construção de relações entre imagens |
Resultante da exteriorização do pensamento |
Elaboração de estratégias para a resolução de problemas
|
Elaborar uma estratégia de resolução ou selecionar entre estratégias de resolução. |
Ativar mecanismos e procedimentos multi-passo que conduzam a uma solução matemática, conclusão ou generalização. |
Interpretar, aplicar e validar a estratégia (selecionada) no sentido da resolução de problema. |
Uso de linguagem e operações simbólicas
|
Utilizar linguagem matemática apropriada |
Compreender conceitos geométricos como amplitude, comprimento, área, volume, unidades de mediada, sistemas de numeração, etc. baseados em definições, regras e propriedades. |
Compreender a relação entre o contexto do problema e a representação matemática da solução. Utilizar esta compreensão como apoio à resolução do problema e sua validação. |
Aplicação de fórmulas e de procedimentos algébricos. |
Uso de ferramentas matemáticas
|
Utilizar ferramentas matemáticas (ambientes digitais, softwares de geometria dinâmica, máquinas de calcular, …) para modelar, compreender e/ou interpretar situações matemáticas, bem como para apoiar atividades de cariz algorítmico. |
Conhecer e ser capaz de fazer uso adequado de ferramentas matemáticas para apoio de atividades matemáticas. |
Utilizar e aplicar ferramentas matemáticas adequadas à resolução de um dado problema, analisando a razoabilidade da solução encontrada. |