Acessibilidade / Reportar erro

Interface Entre a Velocidade de Processamento Cognitivo e o Desempenho Aritmético e Leitor de Alunos do 5° e 7° Anos do Ensino Fundamental

The Interface Between the Cognitive Processing Speed and Arithmetic and Reading Performance of 5th and 7thYear Elementary School Students

Resumo

A literatura que investiga a interface entre a velocidade de processamento cognitivo (VP) e as aprendizagens da Matemática e da leitura sugere que a VP exerce um papel crucial. Entretanto, resultados ainda controversos têm caracterizado este campo de investigaçâo e, portanto, faz-se necessária a busca de maior entendimento sobre as associações entre a VP e o desempenho acadêmico, assim como as relações entre a VP e a memória de trabalho (MT), outro domínio cognitivo de base. Para contribuir com este debate, o presente estudo buscou verificar a ocorrência de correlaçâo (Spearman) entre a VP e as seguintes variáveis: a) desempenho em competência numérica (aritmética e senso numérico); b) desempenho em leitura; c) memória de trabalho (componente executivo central); d) frequência no uso da estratégia de recuperaçâo da memória; e) número de acertos com a estratégia de recuperaçâo da memória. A pesquisa compreendeu 60 alunos, de 5° e 7° anos, com desempenho médio e baixo na aritmética e na leitura. Os resultados evidenciaram associações significativas e negativas (menor tempo=maior velocidade) entre as variáveis, de modo que a VP está associada tanto com a competência numérica, quanto leitora, assim como com a MT e com as variáveis relacionadas à estratégia de recuperaçâo de fatos básicos da memória. Tais dados indicam que uma fragilidade na VP pode tornar-se um fator de risco para o desenvolvimento de dificuldades naquelas áreas. Destacam-se algumas implicações educacionais e também a necessidade de mais evidência, relacionando as intervenções em VP e MT e o desempenho aritmético e leitor.

Palavras-chave:
Velocidade de Processamento; Memória de Trabalho; Desempenho Aritmético; Desempenho Leitor

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com