Acessibilidade / Reportar erro

Ideias de Van Hiele e Educação Matemática Realística: algumas aproximações

Van Hiele Ideas and the Realistic Mathematical Education: a few approximations

Resumo

Este artigo teve origem em uma pesquisa que investigou possíveis relações entre os princípios de avaliação da Educação Matemática Realística e fases do processo de aprendizagem propostas por Dina Van Hiele-Geldof e Pierre Van Hiele, buscando aproximações. O trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva de pesquisa de natureza teórica, do tipo especulativa. Destaca o aspecto didático do trabalho dos Van Hiele, em especial, as fases do processo de aprendizagem: informação, orientação guiada, explicitação, orientação livre e integração. Considera que as fases do processo de aprendizagem dos Van Hiele são mais um elemento auxiliar na elaboração do conhecimento matemático a partir de situações que possam ser matematizadas, desenvolvidas por meio de um processo de reinvenção guiada apoiada em informações coletadas em situações de avaliação.

Palavras-chave:
Educação Matemática; Educação Matemática Realística; Van Hiele; Princípios de avaliação

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com